20 de fevereiro de 2016

Soluções: Atividade/Lista Matemática (LOGARITMO) - Part. 2



          Olá, essa é a segunda parte da lista de exercícios de logaritmos. Se você ainda não viu a parte 1 dessa atividade clique aqui para acessar e ver a resolução das questões 1 à 5. Aqui iremos resolver as questões de 6 à 10 da atividade. Vamos ao trabalho!!




Figura 1 - Imagem que representa a forma de resolver um logaritmo

          Questão 6. (Unifor - CE) O número x, tal que x = 23 + log2 3 + 32 + log3 2 é igual a:

          Para resolvermos esta questão, temos que saber que assim como podemos resolver os logaritmos, transformando-os em números, podemos fazer o processo inverso (transformar os números em logaritmos). Temos que resolver primeiramente os expoentes. Em 3 + log2 3 , temos que transformar o 3 em um logaritmo de base 2, ficando log2 y = 3, transformando em potência fica        23 = y, logo temos y = 8. No final temos o expoente de 2 como log2 8 + log2 3, pela regra dos logaritmos que diz que loga b + loga c = loga (bc), temos:
          log2 (8*3)
          log2  24


           Agora temos que repetir o processo para o expoente de 3: (2 + log3 2), temos que transformar 2 em uma potencia de base 3, tendo log3 z =2, transformando em potência fica 32 = z, logo temos z = 9. Assim temos o expoente de 3 com: log3 9 + log3 2. Pela mesma regra usada anteriormente, temos o logaritmo:            
          log3 (9*2)
          log3  18 
          Nesse momento temos a equação x = 2log224  +  3log318 , para prosseguirmos com nossa resolução temos que saber outra propriedade de logaritmo, que caso um número seja elevado a um logaritmo e a base desse logaritmo for igual à o número que está sendo elevado, o resultado da potência será igual à o logaritmando (sei que está meio confuso, por isso espero que este exemplo ajude: alogab = b), portanto temos que:  x = 24 + 18 = 42

          Resposta: 42.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

          Questão 7. Se a > 0 e b > 0, considere as afirmações:
          I) log (ab) = log a + log b
         II) log (a + b) = log a*log b
        III) log 1 = 0

          Para resolver esta questão, temos que resolver um caso por vez. No primeiro caso, diz que 
log (ab) = log a + log b, o que se aplica na regra de que o logaritmo da multiplicação de dois termos pode ser representado pela soma dos logaritmos de cada termo, portanto é uma sentença verdadeira.
          O segundo caso, diz o inverso do primeiro. log (a + b) = log a*log b, porém esta regra só se aplica à multiplicação, portanto esta é uma sentença falsa.
          No terceiro e último caso, vemos que log 1 = 0 (vale lembrar que quando a base do logaritmo não for mencionada, significa que é uma base de valor 10), este logaritmo é equivalente à potência

10= 1, como sabemos, qualquer número elevado à 0 é igual à 1, portanto a terceira sentença é verdadeira.

          Resposta: As sentenças verdadeiras são I e III.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
          Questão 8. Dados loga x = 2, loga y = -3 e loga z = ½, aplique as propriedades dos logaritmos para calcular o valor de:
          a)      loga (x2y)
          b)      loga (yz)2
          c)       loga (xz1/2)
          d)      loga (xy/z)

Essa também é simples de ser resolvida, porém exige um pouco de atenção. Como o próprio enunciado diz, vamos utilizar de propriedades dos logaritmos para organizar cada equação de forma adequada e encontrar os valores correspondentes a cada uma. Letra “a”: loga (x2y).
Vimos na questão anterior que o logaritmo da multiplicação de dois termos (loga (x2y)) pode ser representado por uma soma dos logaritmos de cada termo.
Nesse caso: loga (x2y) = loga x2 + loga y.

Podemos pegar o expoente do logaritmando e trazer para o início do logaritmo em forma de multiplicação:
loga x2 + loga y = 2*loga  x + loga y = 2*2 + (-3) = 1.


Resposta: 1.

Nesse próximo quesito utilizaremos as mesmas propriedades do quesito anterior. Letra “b”: loga (yz)2.
Agora é só fazer a mesma coisa da letra “a”, vamos representar esse mesmo logaritmo em forma de soma para facilitar a resolução.
Sendo assim: loga (yz)2 = loga y2 + loga z2.

loga y2 + loga z2 = 2*loga y + 2*loga z = 2*(-3) + 2*1/2 = -6 + 1 = -5.

Resposta: -5.

Na letra “c” (loga (xz1/2)) as propriedades a serem utilizadas também serão as mesmas, vamos fazer com que essa multiplicação se transforme numa soma de dois logaritmos e trazer o expoente em z para o início do logaritmo em forma de multiplicação. Letra “c”: loga (xz1/2).
Logo: loga (xz1/2) = loga x + loga z1/2.

loga x + loga z1/2 = loga x + 1/2*loga z = 2 + 1/2*1/2 = 2 + 1/4 = 9/4.

Resposta: 9/4.

É bom que você dê uma olhada nas propriedades dos logaritmos para compreender melhor essa questão, não são muitas e são bem fáceis de entender, vale a pena conferir. Letra “d”: loga (xy/z).
Nesse último quesito vamos ver uma nova propriedade, porém não é muito diferente das que já foram vistas aqui nem tampouco mais difícil. A divisão dos termos xy/z em loga (xy/z) pode ser representada pela subtração do logaritmo de cada termo, assim sendo, obtemos a seguinte equação: loga (xy) - loga z.
Desenvolvendo a equação: loga (xy) - loga z = loga x + loga y - loga z.

loga x + loga y - loga z = 2 + (-3) – 1/2 = -3/2.

Resposta: -3/2.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
          Questão 9. Utilizando as propriedades dos logaritmos, determine o valor de A em cada item:
         
          a) A = log 30 + log 7 - log 21                                 b) A = 2log210 – log225
           
               a) Resolver esta questão vai ser fácil para quem viu e compreendeu as questões anteriores e propriedades de logaritmo presentes nelas. Deixando de enrolação, vamos começar a questão. Vamos usar a propriedade de que a soma de dois logaritmos de mesma base pode ser representado por um logaritmo tendo como logaritmando a multiplicação dos dois logaritmandos anteriores. 
          A = log (30*7) - log 21                           
          A = log 210 - log 21

          Agora usaremos outra propriedade, bem parecida com a primeira. Esta diz que a subtração de dois logaritmos de mesma base pode ser representado por um logaritmo tendo como logaritmando a divisão dos dois logaritmandos anteriores.
          A = log (210\21)                                       
          A = log 10.

          Lembrando que quando a base não é mencionada ela é 10. Então transformamos o logaritmo em potência e obtemos:
          10x = 10
           x = 1

          Resposta: A = 1.

          b) Para resolver esta questão, devemos relembrar de outra propriedade (loga bc = c * loga b). Temos a expressão A = 2log210 – log225, onde faremos o inverso da propriedade mostrada acima, passando o dois para o expoente do 10.

          A = log2 102 – log2 25
          A = log2 100 – log2 25

           Depois de feito isso, usaremos novamente a propriedade logaritmica (da divisão) usada no item "a" desta mesma questão.
          A = log2 (100\25)                        
          A= log2 4 = 2.

          Resposta: A = 2.
  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Questão 10. Admitindo-se que log5 2 = 0,43 e log5 3 = 0,68; obtém-se para log5 12 o valor:
Como já foi visto anteriormente aqui as propriedades dos logaritmos precisam, às vezes, serem aplicadas de uma forma um pouco diferente para resolver determinadas questões. Sabemos que loga (bc) pode ser representado por: loga b + loga c. Então, o que temos que fazer para resolver essa questão é fatorar o número 12 para transformá-lo em uma multiplicação e então encontrar o resultado.
Dessa forma: log5 12 = log5 (22*3).

log5 12 = log5 (22*3)
log5 12 = log5 22 + log5 3
log5 12 = 2*log5 2 + log5 3
log5 12 = 2*0,43 + 0,68 = 1,54.


Resposta: 1,54.

Essa foi a segunda e última parte da lista de exercícios de matemática sobre logaritmos, agora é só resolver a sua. Caso não tenha entendido alguma parte ou quiser pedir a resolução de alguma questão ou atividade deixe nos comentários que estaremos respondendo o mais rápido possível. Isso é tudo pessoal, valeu!!

Redigido por: Bazinga e Vladzin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário